sábado, 15 de abril de 2017

Feedback da Síntese Reflexiva

Como estou numa fase de construção de conhecimento, e acredito que o ser humano esta todos os dias reconstruindo, reformulando, refletindo e buscando novos conceitos sobre como melhorar eu não sou diferente. A cada dia se analisarmos e souber avaliar bem aprendemos algo novo, ou reciclamos para isso melhorar. Como havia colocado estou vivendo uma fase meio perturbadora, pois na minha última postagem escrevi sobre minha ansiedade, e dificuldade em escrever minha síntese reflexiva do IV semestre do PEAD. Fiquei com um bloqueio devido não colocar em prática e acompanhar devidamente o segundo semestre de 2016 do curso como deveria, por estar trabalhando longe de casa e me cansando muito, logo não conseguia escrever, mas foi ao mesmo tempo prazeroso por eu estar atuando em sala de aula. Com isso atrapalhou meu acompanhamento das interdisciplinas e me perdi no tempo e no espaço, e foi muito cansativo. Fiquei de recuperação e ao fazer as atividades que ficaram pendentes, observei que tanto eu como meus alunos perdemos muito, pois tinha muitos jogos e conceitos que poderia ter colocado em prática com a turma. Algumas atividades apliquei no filho da minha nora, que passou para o quinto ano, e tem dez anos, o garoto adorou e sempre quer fazer algo quando vem aqui em casa, principalmente atividades ou jogos de matemática, e ainda pede para eu ir dar aula na escola dele, mas expliquei como funciona o sistema.
Voltando a minha dificuldade em escrever, pelo que vocês estão percebendo estou mais soltinha, acho que estou pegando confiança em expor meus pensamentos, sentimentos, e digo que estou me sentindo bem com isso, mas ainda não sei se tudo que escrevo está certo.
Minha postagem é para dizer que estou muito feliz, pois a síntese do Eixo IV semestre  que reescrevi voltou com um feedback positivo que nem pude acreditar. E todo o esforço que tive em ler, reler, e pesquisar como colocar as citações dos autores dentro do contexto do meu texto, sobre minhas reflexões das práticas desenvolvidas no cotidiano escolar, e sobre tudo isso, percebo que valeu muito meu esforço. Sei que tenho que melhorar muito mais, mas isso já é um recomeço. Valorizar meu trabalho, pesquisar, não ter preguicites aguda, isso ajuda a crescer, pois somos professoras e futuras pedagogas. Como poderemos cobrar o melhor dos nossos alunos se nós não cobramos de nós o nosso melhor?

Uma amiga me disse: “Quem disse que era fácil fazer uma faculdade?”. E ela esta certa mesmo, não é fácil, mas também não é impossível é só querer que conseguimos, e tem que estudar muito, pois a Licenciatura em Pedagogia não é da área das exatas, mas quem disse que ela é menos importante que a Química ou Matemática? Só de pensar que é por um pedagogo que os alunos da educação infantil e séries iniciais passam no inicio dos seus anos escolares, e no caso esses níveis de ensino são a estrutura, ou seja, o alicerce da vida acadêmica de todos educandos, e por isso temos que estarmos bem qualificados. Se nesses dois níveis de ensino o aluno estuda e aprende bem, ele não terá muitos problemas futuramente. Agora para finalizar o segundo semestre de 2016 só me falta a apresentação. E vamos com tudo para o V semestre. Apesar de estar já quase na quarta semana do semestre.

Um comentário:

  1. Oi Andreia. Realmente você vem se desenvolvendo ao longo dos semestres e é possível sentir uma maior segurança.
    O processo da Síntese Reflexiva é bastante rico, pois podemos avaliar o aprendizado anterior, a elaboração e posteriormente, refletir sobre o que foi apresentado e como queremos que seja o próximo semestre.
    Que possa ter muita segurança para buscar novos conhecimentos e trocas de aprendizados significativos.

    Att, Katielle de Oliveira
    Tutora Organização e Gestão da Educação

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