Nosso primeiro encontro presencial e início da interdisciplina foi no dia 6 de abril de 2016.
Primeira aula muito dinâmica onde usamos a teoria com a prática, e foi muito bom. Foi onde conseguimos perceber o quanto é importante brincar não importa a idade que temos, muito menos se estamos cansados de um longo dia de trabalho, ou se as preocupações do cotidiano nos deixa acumulados de atividades mesmo sendo mentais.
Distrair a mente, aprender a soltar as energias presas, reaprender a brincar faz parte de um modo de viver que deixamos de lado quando nos tornamos adultos, mas creio que essa interdisciplina veio mesmo para nos mostrar e retomar essa criança que existe dentro de nós e no momento se encontra adormecida. Depois da aula queria mais, muito mais, parece que fiquei um pouco elétrica.
Não é por nada que os alunos gostam tanto de brincar, e os maiores que frequentam a escola regular gostam tanto da hora do recreio e do período de educação física. Bem sabemos que depois desses dois tempos citados anteriormente muitas vezes o professor fica meio estressado para colocar eles em estado mais calmo, mas esses momentos de euforia são muito importante para o desenvolvimento da criança. Então sou totalmente contra deixar aluno sem recreio ou sem participar das atividades físicas, tanto as dirigidas como as livres. Eu não pesquisei sobre o assunto, mas coloquei em prática, algo mencionado pelo meu filho, tentar depois das atividades físicas os alunos, dar atividade como operações, problemas lógicos da área da matemática conseguem desenvolver melhor e se concentrar bem mais nas atividades cognitivas após qualquer tipo de atividade onde eles liberam suas energias bloqueadas.
Não é por nada que os alunos gostam tanto de brincar, e os maiores que frequentam a escola regular gostam tanto da hora do recreio e do período de educação física. Bem sabemos que depois desses dois tempos citados anteriormente muitas vezes o professor fica meio estressado para colocar eles em estado mais calmo, mas esses momentos de euforia são muito importante para o desenvolvimento da criança. Então sou totalmente contra deixar aluno sem recreio ou sem participar das atividades físicas, tanto as dirigidas como as livres. Eu não pesquisei sobre o assunto, mas coloquei em prática, algo mencionado pelo meu filho, tentar depois das atividades físicas os alunos, dar atividade como operações, problemas lógicos da área da matemática conseguem desenvolver melhor e se concentrar bem mais nas atividades cognitivas após qualquer tipo de atividade onde eles liberam suas energias bloqueadas.
O brincar pode até ser para nós adultos algo pouco importante, mas para o desenvolvimento, para a aprendizagem, para a socialização da criança é de suma importância. É brincando que a criança se descobre dentro do mundo e onde ela expõe seus anseios, e suas expectativas do futuro. Muitas crianças demostram brincando o que vão ser quando adultas. São durante as brincadeiras que as crianças vão se adaptando e aperfeiçoando suas aptidões físicas, intelectuais e sociais.
E para nós adultos temos que levar mais a sério o brincar e sempre que podermos temos que nos deixar levar e brincar com os pequenos, com os maiores e até mesmo fazer brincadeiras entre nós adultos.
Olá Andréia!
ResponderExcluirA leitura do teu texto me fez pensar em como a escola e os professores (nós) acabamos buscando ter o domínio sobre o brincar. Assim, ensina-se que faz parte do tornar-se adulto deixar a brincadeira de lado. Penso que precisamos repensar esta situação para termos uma sociedade com adultos menos frustrados e estressados.
Outro ponto que quero destacar na tua escrita é a menção a uma prática adotada a partir de uma fala de teu filho. Tua frase dá a entender que pretende pesquisar mais referenciais teóricos a respeito, porém poderias detalhar melhor aquilo que observaste nas tuas práticas. Isto é, descrever como foi um destes momentos e os resultados alcançados.
Por que esta postagem não está com a data correta? Sugiro que as postagem futuras sobre os encontros presenciais sejam postadas com a data correta, de forma a manter a sequência cronológica dos teus registros.
Cátia
Tutora EAD Seminário Integrador
Olá Catia! Adorei tua visitinha. Assim, sobre a data é que eu abri todas as pastas "aulas" das interdisciplinas na mesma data. E na hora que fui postar resolvi colocar a data no início da postagem. Vou tentar postar nas datas corretas para ter sequência cronológica correta.
ExcluirQuanto o resultado da aplicação que meu filho colocou digo que deu certo com a turma que estava atuando, pena que ele me sugeriu esse modo de atividade física muito tarde. Se tiver um tempo sim, pretendo aprofundar mais meus estudos nessa questão. De repente até fazer uma pesquisa, se for o caso.
Andreia, que bom que foi significativo pra ti iniciar Ludicidade.
ResponderExcluirInteressante que você desenvolva tua postagem com o relato que você fez, de acordo com a teoria desenvolvida e tuas vivências na prática sobre elas. Assim, torna ainda mais significativa a nossa Interdisciplina, com a tua necessidade posterior de retomada sobre o que desenvolveu nela e para aqueles que forem em busca de tuas ideias a cerca do tema.
Katielle
Tutora Ludicidade e Educação