terça-feira, 5 de maio de 2015

Memórias

Na primeira semana tivemos a atividades sobre memórias. Identificar sua ação no Planejamento Político-Pedagógico (PPP) da escola, no planejamento de sua sala de aula e no ensino-aprendizagem e avaliação.

Escrever sobre minhas memorias dentro desse contexto foi um exercício bastante árduo, e acho que não consegui atingir o objetivo proposto. E o principal somente em 30 linhas, tenho que retomar essa atividade e refazê-la para desencargo de consciência.
Então depois de quase dois meses refiz essa atividade, e vou postar para ficar bem legal meu blog...


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia – Modalidade a Distância

ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO

 
Memórias

Meu nome é Andreia A. M. Godinho, tenho 43 anos, casada, temos dois filhos o Roger e o Ricardo, 23 e 19 anos, resido em Viamão.  Fui professora do 4º ano do CAT, e ciências séries finais do fundamental em regime de contrato emergencial do Estado. Estou começando agora a lecionar, minhas experiências foram durante o curso do magistério, e quando assumi no estado um contrato, mas no momento não estou lecionando. Lendo o artigo solicitado digo que gostei muito da força que essa professora tem, e transmite em suas palavras. Concordo com Betti e Mizukami quando dizem que o professor forma sua autoimagem no trabalho, na sua prática de sala de aula, porque antes de ser regente o ano passado, mesmo com minhas certificações, não me sentia uma professora.  

Mesmo com pouca experiência sempre me questiono e avalio a minha forma de trabalhar em sala de aula. Por exemplo: “o que adiantava eu encher o quadro de conteúdo, se eles não conseguem entender a metade, então diminui e assim foram entendendo aos poucos”. Assim fui adaptando meu modo de ensinar e aprender com eles. A cada final de aula sempre me questionava se estava agindo corretamente, procurando no outro dia fazer diferente e melhorar o que achava que não estava legal. Quando via que não ia conseguir pedia ajuda para outros professores, e também para a coordenação pedagógica. Não consegui ainda saber qual tipo de teórico vou escolher seguir, mas gosto do nosso eterno Paulo Freire, e como aborda a forma de ensinar, gostaria de aprender com ele. Professor é ser um eterno aluno, que tem que evoluir a todo tempo. Meus filhos me motivarão inicialmente, hoje me motivo quando estou em aula com meus alunos, e percebo em seus olhos que conseguiram entender e estão construindo seus conhecimentos.

O PPP da escola é muito importante que todos tenham a ciência que ele existe e sempre que possível rever o que todos querem com a escola, e sempre que necessário deveriam reformulá-lo, já que a comunidade esta sempre em mudança. Uma questão que Betti e Mizukami colocam, que a  professora entrevistada participou de greves. Não gosto de greves, pois o governo sempre faz o que quer. E sinceramente se nossa classe fosse realmente unida, antes dessas greves fariam reuniões com os pais e alunos mostrando o quanto é importante o apoio deles nesse momento. E realmente todos os professores parassem e saíssem para as ruas seria bonito de se ver e ainda com o apoio de dos responsáveis e discentes. Mas muitos em épocas de greve vão viajar e não estão nem ai. Então tinha que haver outra maneira de fazer o governo pagar o que deve e colocar a educação, a saúde e a segurança pública em primeiro lugar como sempre prometem em toda eleição. Eu tenho horror à política, se gostasse e entendesse como ela funciona quem saber entraria para poder melhorar alguma coisa, ou ia ser assassinada e largada em uma trincheira qualquer.

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